FANDOM

FAMAS significa "Fuzil de Assalto da Manufatura de Armas de Santa Ettiene".

O exercito francês, assim como todas as forças armadas daquele país tem um forte tradição em usar sistemas de armas desenvolvidos pela industria local, ficando assim livre de influencia dos ânimos internacionais que poderiam acarretar em boicotes e interrupções no fornecimento de peças de reposição de suas armas. Assim sendo, o fuzil de suas tropas, como não poderia deixar de ser, é um projeto original francês e bastante arrojado considerando a época em que entrou em serviço.
Famas1-A

O fuzil FAMAS começou a ser concebido em 1967 pela St-Etiennems com o projetista francês Paul Tellie a frente. Atualmente St- Etiennems é parte da GIAT Industries, uma das maiores empresas do segmento de defesa do mundo. O calibre escolhido foi o 5,56X45 mm, que estava sendo adotado como calibre padrão das forças da OTAN naquela época. Os testes dos primeiros protótipos começaram em 1972 sendo que ocorreram problemas que fizeram a adoção do FAMAS atrasar obrigando aos franceses a adotarem uma medida paliativa enquanto o seu fuzil em desenvolvimento não estivesse pronto. Foram adquiridos alguns fuzis suíços Sig SG-540 e HK-33 (usado até hoje pela Força Aérea Brasileira). A incorporação do FAMAS como armamento padrão da tropa ocorreu em 1978 e desde então vem sendo aperfeiçoado e continuará a ser o armamento padrão do soldado francês no futuro com sua integração ao sistema FELIN (modernização do soldado francês). Descrição:

Tipo: Fuzil automático Miras: Miras abertas com alça com pontos de tritium para situações de baixa luminosidade. Peso: 3,8 Kg Sistema de operação: Bullpup gás com recuo retardado Calibre: 5,56 X 45 mm (223 Remington) Comprimento Total: 75,7 cm. Comprimento do Cano: 19 polegadas. Velocidade na Boca do Cano: 925 m/seg. Cadência de tiro: 1.000 tiros por minuto.

Também no FANDOM

Wiki aleatória